Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Novidades

Como é o tratamento de Parkinson por Estimulação Cerebral Profunda?

Para pacientes em fase intermediária da doença, geralmente após os quatro anos do início, que não respondem adequadamente ao tratamento medicamentoso e para os pacientes jovens com tremores incapacitantes, foi desenvolvida uma cirurgia chamada Estimulação Cerebral Profunda (DBS – Deep Brain Stimulation). Embora não seja curativa, esta cirurgia consegue diminuir os sintomas e hoje é consagrada como padrão ouro de tratamento para o paciente que está em estágios mais avançados da doença.

Neste procedimento são implantados alguns eletrodos em regiões profundas do cérebro, onde for detectado o descompasso na produção de dopamina provocado pela degeneração e a morte dos neurônios produtores deste neurotransmissor. Estes eletrodos são conectados a um pequeno neuroestimulador muito semelhante a um marcapasso cardíaco, tanto em função quanto em tamanho, que é implantado no tórax do paciente, com a função de liberar estímulos elétricos, tais estímulos levam a uma melhora significativa dos sintomas de rigidez e tremores.

A Estimulação Cerebral Profunda é uma técnica de alta complexidade, que bem ajustada às necessidades do paciente, traz excelentes resultados. Todo o processo é feito com a ajuda tecnológica de um aparelho de estereotaxia que, por fusão de imagens da ressonância e da tomografia, dá com precisão a localização exata do alvo a ser tratado. Além disso, o procedimento é considerado de baixa agressividade, já que utiliza de anestesia local para o implante do eletrodo no cérebro e, em uma segunda fase, anestesia geral, para o implante do neuroestimulador. Um ou dois dias de internação são suficientes para a realização do procedimento.

 

Saiba mais:

Doença de Parkinson

Notícias

Atrofia de Sudeck

Info Escola

Escoliose Idiopática do Adolescente

Scielo

Aplicativo Text Neck Indicator

Mal de Parkinson: tratamento pode melhorar qualidade de vida

Remédio de Parkinson gera dificuldade para controlar impulsos

Correio Braziliense

Aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Jornal da USP

Pesquisadores criam dispositivo para eliminar tremores

Terra

Reconheça os sinais iniciais do Parkinson

Parkinson Hoje

Parkinson no ambiente de trabalho

FoxFeed Blog

Consequências do baixo nível de vitamina b12 em pacientes com Parkinson

Parkinson Hoje
voltar
Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia