Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Novidades

Confundida com 'tique' distonia atinge cerca de 65 mil brasileiros

Fonte : Site Uai -

Contrações musculares involuntárias e que popularmente são confundidas com "tique" nervoso, podem mascarar os primeiros sinais de uma doença incapacitante. Trata-se da distonia, uma síndrome neurológica que afeta cerca 65 mil brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. O problema é que ainda é frequente encontrar pacientes que pouco conhecem sobre o distúrbio ou o confundem com outras patologias.

A distonia se caracteriza por movimentos involuntários, que podem levar a ações de torção ou posturas anormais do indivíduo. De origem genética ou associada a outras enfermidades, como doença de Parkinson, infecções e traumas diversos. A síndrome que afeta o sistema neurológico acomete pessoas de qualquer faixa etária.

 

Saiba mais: Tratamentos para Distonia


Os espasmos provocados pela doença podem afetar uma única parte do corpo, como os olhos, o pescoço, os braços ou as pernas (distonias focais); duas partes, como o pescoço e tronco (distonias segmentares); um lado inteiro do corpo (hemidistonia); ou praticamente o corpo todo (distonia generalizada).
 

Segundo Péricles Tey Otani, médico fisiatra pela Universidade de São Paulo, a distonia ainda é alvo de preconceito por parte da sociedade. "Além de afetar a autoestima do paciente, ao impossibilitá-lo de realizar tarefas  do seu dia a dia, muitas pessoas quando presenciam os movimentos involuntários podem ter conclusões equivocadas sobre o paciente e tratá-lo de forma discriminatória.  Sem o tratamento correto, a doença pode evoluir para formas incapacitantes, levando a dificuldades para andar, escrever, comunicar-se e enxergar", explica o especialista.

No mundo, a incidência da doença  pode chegar a até 7 mil casos para cada milhão de habitantes. Um dos casos mais famosos é o do maestro João Carlos Martins, portador de distonia focal nas mãos – responsável por tirá-lo da função de pianista por alguns anos, passando a atuar como regente de um modo muito peculiar.
 

 

Notícias

Estimulação Cerebral Profunda recupera qualidade de vida de paciente com distonia

06/11/2019

Atrofia de Sudeck

01/11/2019 Info Escola

Aplicativo Text Neck Indicator

08/08/2019

Escoliose Idiopática do Adolescente

Scielo

Mal de Parkinson: tratamento pode melhorar qualidade de vida

Remédio de Parkinson gera dificuldade para controlar impulsos

Correio Braziliense

Aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Jornal da USP

Pesquisadores criam dispositivo para eliminar tremores

Terra

Reconheça os sinais iniciais do Parkinson

Parkinson Hoje

Parkinson no ambiente de trabalho

FoxFeed Blog
voltar
Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia