Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Novidades

Envelhecer é sinônimo de sentir dor?

Publicado em : 11/12/2017

Fonte : Blogs A Tribuna -

Com o passar do tempo, durante e vida e decorrente do processo de envelhecimento, podem acontecer diversas lesões, fraturas e traumatismos, doenças osteoarticulares e reumatológicas como a artrose, dor devida à outras doenças crônicas que causam neuropatia como o diabetes mellitus, fraturas na coluna e em demais ossos, pela osteoporose na velhice, além de outras doenças, inclusive problemas emocionais, que causam dor física e emocional.

Muitos perguntam se todos devem sentir algum tipo de dor em algum momento, à medida que o corpo envelhece, ou se investir em qualidade de vida pode reduzir a incidência de dor.

Esse processo se dá de maneira diferente para cada pessoa, e depende diretamente dos cuidados com e a promoção da saúde, a prevenção das doenças, e a manutenção da qualidade de vida.

Aqueles que cuidam da saúde, preservam a força e o tônus muscular através de atividade física regular, têm uma alimentação saudável e o peso adequado, cuidam e controlam das doenças crônicas, mantém a mente ativa, os relacionamentos sociais e afetivos, tenderão a sentir menos dor e ser menos afetados pelo inevitável processo de envelhecimento.

O estudo longitudinal multicêntrico Grant Study, que acompanhou o envelhecimento de 268 alunos da Universidade Harvard foi conduzido por mais de sete décadas, e gerou o livro “Triumphs of Experience” (Triunfos da Experiência em tradução livre) escrito por Dr. George Vaillant, o principal condutor desse estudo por mais de três décadas.

O estudo demonstrou que há alguns fatores fundamentais para o envelhecimento saudável. São eles: Parar de fumar, beber álcool moderadamente (o álcool foi um dos fatores de maior perda de qualidade de vida, doenças e problemas familiares), controlar o peso, fazer atividade física regularmente, manter a mente ativa, viver relacionamentos afetivos saudáveis, e aprender a gerenciar o estresse.

Em suma, o envelhecimento saudável depende de informações, planejamento e principalmente atitudes saudáveis perante a vida.

Notícias

Sapatos com laser ajudam pacientes com Parkinson a caminhar

08/01/2018 TecMundo

Estalar as costas, faz bem a coluna?

18/12/2017

Alimentos que auxiliam no combate as dores

20/11/2017 Sociedade Brasileira para Estudo da Dor

Cuidados pós cirurgia de coluna

13/11/2017 Tua Saúde

Curiosidades sobre o cérebro

06/11/2017 R7

Parkinson e problema na pele

09/10/2017

Pacientes com parkinson podem viajar?

02/10/2017

Dúvidas mais frequentes sobre o parkinson

25/09/2017 Parkinson Hoje

Cuidados com a postura

18/09/2017

Exercícios feitos de mau jeito pode provocar dores na coluna

11/09/2017 Corpo a Corpo
voltar
Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia