Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Novidades

Pesquisadores criam dispositivo para eliminar tremores

Publicado em : 14/05/2018

Fonte : Terra -

Um jovem grupo de pesquisadores chilenos, liderados pelo engenheiro Felipe Nagel, apresentou nesta semana seu último trabalho, “Grace”, um dispositivo capaz de eliminar o tremor das mãos associados ao mal de Parkinson e ao tremor essencial sem necessidade de operações nem fármacos.

O projeto, apresentado pela Fundação Imagem do Chile, se encontra em sua fase final, na qual a equipe procura aperfeiçoar o seu funcionamento, reduzir seu tamanho e aumentar sua autonomia antes de lança-lo no mercado americano, onde já têm a patente registrada.

Em entrevista, Nagel explicou que a motivação para iniciar esta pesquisa nasceu das conversas que teve com seu pai, um ex-cirurgião que teve que deixar as salas de cirurgia ao ser diagnosticado com tremor essencial.

Esta doença costuma ser mal diagnosticada como Parkinson, já que têm efeitos similares, apesar de ser oito vezes mais comum.

Os afetados sofrem de movimentos e tremores involuntários que fazem com que ações diárias como comer, beber ou abotoar uma camisa se transformem em tarefas muito complicadas, que no caso do Parkinson se somam a uma forte sensação de rigidez muscular.

No Chile não existem estudos atualizados e específicos sobre a extensão destas doenças, indicou Nagel, embora segundo seus números 0,4% da população sofre da doença, o que representa cerca de 400 mil pessoas.

“Grace”, detalhou Nagel, consiste em um pequeno dispositivo parecido com um celular do qual saem vários eletrodos que são colocados sobre os músculos, principalmente do antebraço, que enviam sinais que ajudam o usuário a controlar os movimentos involuntários.

O primeiro período de testes obteve resultados “promissores”, nas palavras dos pesquisadores, já que conseguiu reduzir entre 80% a 100% a amplitude dos tremores em um grupo de 30 pessoas que sofrem tanto de tremor essencial quanto de Parkinson, além de reduzir a rigidez muscular nestes últimos.

No entanto, o engenheiro admitiu que ainda é preciso continuar aperfeiçoando o modelo, razão pela qual iniciaram os trâmites para colaborar diretamente com o Centro de Transtorno do Movimento do Chile (Cetram).

Com o apoio clínico desta instituição, a equipe poderá trabalhar diretamente com os pacientes do centro e obter mais dados que os ajudem a testar a efetividade do dispositivo e a melhorar tanto o seu desenho quanto a autonomia.

Uma meta que parece cada vez mais próxima, já que, segundo explicou Nagel, o primeiro protótipo comercializável estará disponível possivelmente em meados de 2019 e terá um custo aproximado de US$ 1.000, um preço muito inferior ao das cirurgias associadas a estas doenças.

 

Notícias

Aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

17/05/2018 Jornal da USP

Reconheça os sinais iniciais do Parkinson

26/03/2018 Parkinson Hoje

Parkinson no ambiente de trabalho

21/03/2018 FoxFeed Blog

Consequências do baixo nível de vitamina b12 em pacientes com Parkinson

19/03/2018 Parkinson Hoje

Luva promete ajuda a controlar sintomas do Parkinson

12/03/2018 Parkinson Hoje

Mantenha sua vida intima estável apesar do Parkinson

21/02/2018 Parkinsoneeu

Cifoplastia

21/02/2018 Minha Vida

ViLim Ball – Tecnologia em auxilio ao tremor essencial

20/02/2018 Parkinson Hoje

Neuroestimulação pode ser usada para estimular a memoria

19/02/2018 Super Interessante

Parkinson e sono

16/02/2018 Saúde IG
voltar
Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia