Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Lombalgia

A lombalgia é uma das queixas mais comuns nos consultórios e está entre as principais causas de afastamento do trabalho. A dor sentida na parte inferior da coluna tem como seus principais fatores a má postura, o sedentarismo, ergonomia inadequada no trabalho e alterações nas estruturas da coluna causadas pelo envelhecimento.

Todos nós em algum momento da vida já sentimos dor nas costas. Quando esta dor persiste por muitos dias o médico deve ser procurado. Existem alguns sinais de alerta que quando presentes devem fazer o paciente procurar o médico o mais rápido possível, estes são:

Sinais de Alerta

Febre / Calafrios História de trauma violento
Dor constante e progressiva noturna História de câncer
Uso de cortisosteróides sistêmicos Aids
Abuso de drogas Perda de peso
Doenças sistêmicas Restrição da mobilidade
Deformidade estrutural

Fraqueza muscular/ atrofia associada

Envolvimento articular periférico Rigidez matinal
História familiar de doença reumatológica Dor <18 anos e >55 anos de idade

O médico deve ser procurado o mais rápido possível quando a dor na coluna for associada a um ou mais destes fatores.

Caso sinta algum desconforto na região lombar ou forte fisgada deve estar atento e procurar um médico. Postergar o tratamento pode agravar o problema e transformá-lo em dores crônicas que são de tratamento mais difícil.

Em casos leves de lombalgia o tratamento inicial é geralmente baseado em analgésicos e anti-inflamatórios e em alguns casos se indica fisioterapia, obtendo rapidamente resultados satisfatórios.

A cirurgia de coluna sempre será a última opção a ser considerada como solução para as dores  na coluna. Existem indicações precisas para qualquer procedimento invasivo na coluna.

A melhor alternativa é prevenir o problema mantendo uma boa postura, praticando atividades  físicas, e procurar um médico ao sentir  dores na coluna.

Clique aqui e agende sua consulta.

Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia