Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia

Novidades

Como é o tratamento de Parkinson por Estimulação Cerebral Profunda?

Para pacientes em fase intermediária da doença, geralmente após os quatro anos do início, que não respondem adequadamente ao tratamento medicamentoso e para os pacientes jovens com tremores incapacitantes, foi desenvolvida uma cirurgia chamada Estimulação Cerebral Profunda (DBS – Deep Brain Stimulation). Embora não seja curativa, esta cirurgia consegue diminuir os sintomas e hoje é consagrada como padrão ouro de tratamento para o paciente que está em estágios mais avançados da doença.

Neste procedimento são implantados alguns eletrodos em regiões profundas do cérebro, onde for detectado o descompasso na produção de dopamina provocado pela degeneração e a morte dos neurônios produtores deste neurotransmissor. Estes eletrodos são conectados a um pequeno neuroestimulador muito semelhante a um marcapasso cardíaco, tanto em função quanto em tamanho, que é implantado no tórax do paciente, com a função de liberar estímulos elétricos, tais estímulos levam a uma melhora significativa dos sintomas de rigidez e tremores.

A Estimulação Cerebral Profunda é uma técnica de alta complexidade, que bem ajustada às necessidades do paciente, traz excelentes resultados. Todo o processo é feito com a ajuda tecnológica de um aparelho de estereotaxia que, por fusão de imagens da ressonância e da tomografia, dá com precisão a localização exata do alvo a ser tratado. Além disso, o procedimento é considerado de baixa agressividade, já que utiliza de anestesia local para o implante do eletrodo no cérebro e, em uma segunda fase, anestesia geral, para o implante do neuroestimulador. Um ou dois dias de internação são suficientes para a realização do procedimento.

 

Saiba mais:

Doença de Parkinson

Notícias

Estimulação Cerebral Profunda recupera qualidade de vida de paciente com distonia

03/06/2020

DBS - Padrão ouro no tratamento de estágios avançados da Doença de Parkinson

02/06/2020

Síndrome do Insucesso da Cirurgia Espinhal

01/06/2020

Atrofia de Sudeck

Info Escola

Escoliose Idiopática do Adolescente

Scielo

Aplicativo Text Neck Indicator

Mal de Parkinson: tratamento pode melhorar qualidade de vida

Remédio de Parkinson gera dificuldade para controlar impulsos

Correio Braziliense

Aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Jornal da USP

Pesquisadores criam dispositivo para eliminar tremores

Terra
voltar
Dr. Luiz Gustavo - neurocirurgia funcional • dor • estereotaxia