Lombalgia

Clique aqui e agende sua consulta

A lombalgia é uma das queixas mais comuns nos consultórios e está entre as principais causas de afastamento do trabalho. A dor sentida na parte inferior da coluna tem como seus principais fatores a má postura, o sedentarismo, ergonomia inadequada no trabalho e alterações nas estruturas da coluna causadas pelo envelhecimento.

Todos nós em algum momento da vida já sentimos dor nas costas. Quando esta dor persiste por muitos dias o médico deve ser procurado. Existem alguns sinais de alerta que quando presentes devem fazer o paciente procurar o médico o mais rápido possível, estes são:

Sinais de Alerta

• Febre / Calafrios
  • História de trauma violento
  • Dor constante e progressiva noturna
  • História de câncer
  • Uso de cortisosteróides sistêmicos
  • Aids
  • Abuso de drogas
  • Perda de peso
  • Doenças sistêmicas
  • Restrição da mobilidade
  • Deformidade estrutural
  • Fraqueza muscular/ atrofia associada
  • Envolvimento articular periférico
  • Rigidez matinal
  • História familiar de doença reumatológica
  • Dor <18 anos e >55 anos de idade

O médico deve ser procurado o mais rápido possível quando a dor na coluna for associada a um ou mais destes fatores.

Caso sinta algum desconforto na região lombar ou forte fisgada deve estar atento e procurar um médico. Postergar o tratamento pode agravar o problema e transformá-lo em dores crônicas que são de tratamento mais difícil.

Em casos leves de lombalgia o tratamento inicial é geralmente baseado em analgésicos e anti-inflamatórios e em alguns casos se indica fisioterapia, obtendo rapidamente resultados satisfatórios.

A cirurgia de coluna sempre será a última opção a ser considerada como solução para as dores  na coluna. Existem indicações precisas para qualquer procedimento invasivo na coluna.

A melhor alternativa é prevenir o problema mantendo uma boa postura, praticando atividades  físicas, e procurar um médico ao sentir  dores na coluna.

Prosseguir